sábado, 21 de agosto de 2010

O MONTEPIO moderno

O MONTEPIO moderno é fruto do trabalho, reflexão e valores pessoais de uma equipa liderada durante 15 anos pelo Dr. António da Costa Leal.


“Costa Leal representou um dos períodos de maior expansão da história do Montepio. Liderou a administração do banco (do Montepio) entre 1989 e 2003 e, nesse período de tempo, aumentou de 37 para 286 o número de balcões e de 18 mil para mais de 215 mil o número de associados.” (in Jornal de Notícias, de 8/02/2007)

No livro "António Costa Leal", edição da Comissão de Homenagem a António Costa Leal, afirma-se que os 15 anos que acompanham o mandato deste homem genial são 15 anos de ouro para o Montepio Geral e para a sua Caixa Económica.

"O número de associados multiplicou-se por 10;
O activo líquido da Associação Mutualista por 20, ultrapassando os mil milhões de euros;
Os depósitos de clientes por 7;
O crédito por 10;
O número de balcões por 10;
O número de trabalhadores duplicou" (pg. 108).

Foi com António Costa Leal que o Montepio integrou os balcões da Caixa Económica Açoriana, situados no arquipélago, e os seus trabalhadores, o que constituiu uma prestimosa mais-valia para a Instituição, em experiência na área das empresas, papel comercial e relações com o estrangeiro, áreas onde a CEMG dava ao tempo os primeiros passos.

O MONTEPIO moderno nada deve aos senhores do CA, no (des)poder desde 2004, empenhados  numa gestão desastrosa e aventureira dos destinos e bens da Instituição.

Sem comentários:

Enviar um comentário